O que é catarata o que causa?

A causa mais comum da catarata é o envelhecimento do cristalino que ocorre pela idade, denominada de catarata senil. Porém também poderá estar associada a alterações metabólicas que ocorrem em certas doenças sistêmicas, (ex. Diabetes Mellitus), oculares (ex.

Qual são os tipos de catarata?

Atualmente, podemos classificar quatro tipos de catarata: senil, congênita, traumática e secundária. De um modo geral, ela atinge o cristalino, provocando opacidade na visão. Esse é um sistema celular que fica localizado entre a íris e o humor vítreo e tem como principal função auxiliar na formação das imagens.

Como é o início de uma catarata?

A catarata no início pode ser assintomática (sem sintomas). Os sintomas de cataratas nos olhos fazem-se sentir de uma forma mais ou menos intensa, dependendo do grau de opacificação do cristalino. Os sintomas da catarata ocular são, geralmente, mais acentuados quanto maior for o nível de opacificação do cristalino.

O que é uma catarata dura?

A catarata é a maior causa de cegueira reversível do mundo. Ela acontece porque o cristalino, uma lente transparente do olho, fica cada vez mais opaca graças ao acúmulo de proteínas. Seus primeiros sintomas são os borrões na visão e dificuldade em enxergar, podendo comprometer totalmente esse sentido.

O que acontece se não fizer a cirurgia de catarata?

Sim, a catarata é a principal causa de cegueira no mundo. Se não tratada com cirurgia, a catarata pode levar a perdas visuais importantes e até à cegueira. Se você acha que pode estar com a doença, marque sua avaliação.

O que é bom para acabar com catarata?

O único tratamento capaz de curar a catarata é a cirurgia em que o cristalino afetado é retirado e é inserida uma lente artificial no lugar.

O que é uma catarata rubra?

Catarata rubra é uma catarata muito dura e com aspecto avermelhado – daí o seu nome. A cirurgia deste tipo de catarata é bem mais difícil que a de uma catarata mole e isso pode levar a córnea a ficar mais inchada no pós-operatório.

Como classificar a catarata?

– catarata incipiente, quando o cristalino começa a enturvar; – catarata em formação, quando o cristalino adquire opacificação difusa; – catarata madura, quando o cristalino atinge a opacificação completa. E – Pós-Facectomia: opacificação da capsula posterior ou persistência de fibras da lente após facectomia.

Quais os sintomas de catarata no olho?

Os seguintes sintomas são característicos da catarata:

  1. Diminuição da acuidade visual: dificuldade de enxergar;
  2. Visão embaçada/nublada/esfumaçada/confusa/turva;
  3. Visão dupla;
  4. Dificuldade para ler, dirigir e andar;
  5. Sensibilidade à luz;
  6. Alteração da percepção de cores;
  7. Mudanças frequentes no grau dos óculos;

Quando a catarata pode cegar?

Como a catarata atinge essa estrutura dos olhos, tornando-o opaco, a luz não consegue atingir a retina em quantidades suficientes para a boa visão. Consequentemente, há uma perda gradual da acuidade visual e, tardiamente, a perda da visão pode ser total. Portanto, sim, a catarata pode causar cegueira.

Porque a pessoa precisa fazer a cirurgia de catarata?

A catarata é uma condição muito comum que pode desenvolver-se com a idade ou como consequência de outras doenças, como infecções oculares e até diabetes. Quando não tratada, é uma das causas mais comuns de cegueira. Atualmente, o tratamento disponível é a cirurgia de catarata.

Pode operar só um olho de catarata?

Devo operar os dois olhos simultaneamente ou um de cada vez? O ideal e operar primeiro o olho de pior visão, porém somente o cirurgião poderá indicar a melhor opção para cada caso.