O que é a câmara pulpar do dente?

A câmara pulpar do dente é a área interna do dente que abriga sua polpa. Se o esmalte do dente estiver comprometido, como ocorre em uma cárie, as bactérias podem entrar na câmara e afetar a polpa dentária.

O que é Nodulo pulpar nos dentes?

Nódulos pulpares são calcificações presentes na câmara pulpar, aderidos nas paredes dentinárias ou como nódulos soltos e podem bloquear parcialmente ou totalmente o acesso aos orifícios dos canais radiculares.

O que causa o Nodulo pulpar?

Alguns estudos apontam a cárie dentária como um dos possíveis fatores de formação de nódulos pulpares, pois o processo carioso induz a formação de dentina terciária, para que esta possa proteger a polpa dentária dos produtos tóxicos produzidos pelas bactérias cariogênicas.

Como remover Nodulo pulpar?

Remoção de Nódulos Pulpares Passo a Passo 1. Depois de acessar a câmara pulpar usando o instrumento de alta rotação, coloque a inserto ultrassônico em contato direto com o nódulo pulpar. 2. Inicie a remoção usando movimentos diretos e contínuos sobre o nódulo pulpar (procedimento seco – não irrigar).

Como é dividida a câmara pulpar?

A cavidade pulpar está dividida em duas partes: câmara pulpar e canal radicular. Câmara pulpar: O número de faces que compõe a câmara pulpar depende do número de canais que o dente contém e do grupo dental a que pertence.

Como é feito o teste de vitalidade pulpar?

O diagnóstico é realizado a partir de exames complementares. Uma técnica comum é estimular o possível dente afetado com temperaturas quentes ou frias, enquanto o dentista observa as reações do paciente. Esta modalidade é chamada de teste térmico, sendo muito popular entre os dentistas do Brasil e do mundo.

Como remover pólipo pulpar?

O tratamento para o Pólipo Pulpar dependendo do caso em que não há como fazer restauração, devido à falta de remanescente dentário, pode ser realizado a extração e também o mais comum é o tratamento endodôntico que consiste em pulpectomia (ANILKUMAR et., 2016).

Qual o aspecto radiográfico de um nódulo pulpar?

O tipo mais comum de calcificação da polpa dental é o nódulo pulpar, mostra-se radiograficamente como uma radiopacidade/hiperdensidade no interior da câmara pulpar e/ou conduto radicular.

Como é formada a polpa dentária?

A polpa dental é constituida por tecido conjuntivo frouxo que ocupa a cavidade interna do dente e é composta por células, vasos, nervos, fibras e substâncias intercelular. Anatomicamente a polpa está dividida em polpa coronária e polpa radicular, correspondendo à coroa e à raiz anatômicas.

O que são condutos radiculares?

O canal radicular é um tecido que sustenta a passagem dos vasos sanguíneos, fibras e nervos na boca. Sendo assim, é uma estrutura que tem funções importantes para a saúde bucal, principalmente relacionado com as funções e vitalidade de todos os dentes.

Quais são os testes de vitalidade pulpar?

Os testes de vitalidade pulpar (fluxometria laser doppler e oximetria de pulso) indicam a existência de uma circulação vascular adequada, podendo ser usados em conjunto com a sondagem periodontal, percussão, palpação, mobilidade, transiluminação e testes anestésicos, no processo de diagnóstico.

Quais os testes para diagnóstico da condição pulpar?

Os testes de vitalidades pulpares (fluxometria laser, doppler e oximetria de pulso), indicam a presença de circulação vascular adequada juntamente com outros respectivos testes como sondagem periodontal, percussão, térmicos e elétricos (SILVA et al., 2016).