Quais os sintomas da Metahemoglobina?

Podem ocorrer a manifestação de cianose leve, dispneia ou sintomas inespecíficos, como dor de cabeça, tontura, fadiga, irritabilidade, letargia. Casos graves incluem choque, depressão respiratória grave ou alterações neurológicas, como convulsões e coma, devido à hipóxia dos tecidos, que pode ser fatal.

Como tratar Metahemoglobina?

A concentração sangüínea de metemoglobina é importante, sobretudo nos casos agudos. O tratamento básico consiste na remoção do agente causador, administração de oxigênio e observação. Casos graves devem ser tratados com azul-de-metileno, antídoto específico, porém ineficaz em algumas situações.

Qual a principal causa de Metahemoglobinemia?

Causas de Metemoglobinemia Intoxicação por: Derivados da anilina, dapsona, anestésicos locais, nitratos, nitritos, óxidos de nitrogênio, hidrocarbonetos, fenazopiridina, antimaláricos do tipo primaquina, sulfonamidas.

O que causa metemoglobinemia tóxica?

CAUSAS TÓXICAS A metahemoglobinemia ocorre quando a hemoglobina é oxidada em uma velocidade maior que a capacidade enzimática normal para a redução da hemoglobina. Certos indivíduos com capacidade enzimática prejudicada para a redução da hemoglobina podem ser susceptíveis a um stress oxidativo leve.

Para que serve o exame de Metahemoglobina?

– A determinação da meta-hemoglobina está indicada na avaliação de cianose, particularmente na presença de gasometria arterial normal, e também no estudo das policitemias, hemoglobinopatias, dispneia e cefaleias, assim como na investigação da toxicidade de drogas e na monitorização de pessoas que recebem altas doses de …

Como se diagnostica anemia Hemolitica?

Os principais sintomas da anemia hemolítica são:

  1. dispneia (dificuldade de respirar);
  2. palpitações;
  3. fadiga;
  4. dor de cabeça;
  5. palidez;
  6. icterícia.

O que é hemoglobina reduzida?

Qualquer redução da hemoglobina implica em uma perda da capacidade de transporte de oxigênio aos tecidos. Quando a quantidade de hemoglobina em um indivíduo cai abaixo dos valores que consideramos normais, temos o que chamamos de anemia.

Para que serve Metahemoglobina?

A meta-hemoglobina é uma forma de hemoglobina que não se liga ao oxigênio. Quando sua concentração é elevada nas hemácias pode ocorrer uma anemia funcional e hipoxia em tecido. Normalmente os níveis de meta-hemoglobina são <1%, quando medido pelo teste de co-oximetria.

O que é agranulocitose e quais os seus riscos?

A agranulocitose, também chamada de granulocitopenia, é uma alteração do sangue em que é identificada baixa quantidade ou ausência de granulócitos no sangue, que são também conhecidos por leucócitos granulosos, sendo eles os neutrófilos, basófilos e eosinófilos.

Quais anestésicos podem desencadear a metemoglobinemia?

As pessoas podem desenvolver metemoglobinemia após procedimentos médicos que usam certos anestésicos tópicos que são frequentemente borrifados na pele . Estes incluem benzocaína, lidocaína e prilocaína. Outros medicamentos que causam essa condição são a dapsona e medicamentos antimaláricos .

É contra indicado o uso de qual anestésico para casos de metahemoglobinemia?

A articaína é contra-indicada em pacientes com metemoglobinemia idiopática ou congênita, anemia ou insuficiência cardíaca ou respiratória, semelhantemente à prilocaína.

Quanto a Metemoglobina como indicador biológico podemos afirmar que?

A metahemoglobina é indicador biológico de exposição à anilina e ao nitrobenzeno. Entretanto, não é um indicador específico, pois também indica exposição a outros amino ou nitrocompostos e uso de certos fármacos. A anilina produz ação local no tecido cutâneo e mucosas e, após absorvida, deprime o SNC.