Como ensinar pronomes de forma lúdica?

O que você irá precisar:

  1. Cartelas previamente elaboradas com várias frases usando diferentes pronomes (ver sugestão abaixo).
  2. Fichas com a classificação dos pronomes para que se possa sortear e “cantar” para que os alunos marquem em suas cartelas as frases que tenham aquele pronome “cantado”.

O que são os pronomes Obliquos?

Os pronomes pessoais oblíquos são aqueles que se referem às pessoas do discurso quando exercem função de complemento da oração, assumindo comumente função de: → objeto direto, Não pare agora…

Quais são os pronomes pessoal Obliquos?

Eles são pronomes exercendo função de complemento. Não precisam estar acompanhados de preposição para que o sentido seja entendido. São os pronomes me, te, lhe, o, a, se, nos, vos, lhes, os, as, se.

Como classificar os pronomes Obliquos?

Os pronomes oblíquos podem ainda ser subdivididos em tônicos (mim, comigo, ti, contigo, si, consigo, nós, conosco, vós, convosco) e átonos (me, te, se, o, a, lhe, nos, vos, se, os, as, lhes).

Como usar os pronomes oblíquos?

Pronomes oblíquos átonos

  1. Próclise – o pronome vem antes do verbo. Ex.: Não me interessam seus motivos.
  2. Ênclise – o pronome vem depois do verbo. Ex.: Interessam-me seus motivos.
  3. Mesóclise – o pronome vem no meio do verbo: Ex.: Interessar-me-ão os seus motivos.

O que e o pronome reflexivo?

São pronomes pessoais oblíquos que, embora funcionem como objetos direto ou indireto, referem-se ao sujeito da oração. Indicam que o sujeito pratica e recebe a ação expressa pelo verbo.

Como usar os pronomes pessoais Obliquos?

Os pronomes pessoais oblíquos tônicos são sempre precedidos de uma preposição (para, a, de, com). Podem desempenhar a função de objeto indireto, complemento nominal e agente da passiva. As formas contraídas comigo, contigo, conosco podem ainda atuar como adjunto adverbial de companhia.

Quais são os pronomes pessoais retos e oblíquos?

Os pronomes pessoais podem ser do caso reto (quando funcionam como sujeito do enunciado) ou do caso oblíquo (quando funcionam como complemento do enunciado). Neste último caso, podem ser átonos (não precisando de preposição que os acompanhe) ou tônicos (precisando de preposição que os acompanhe).

Quando usar o pronome los?

Quando os verbos apresentarem as terminações -r, -s ou -z, os pronomes o, os, a, as assumirão as formas -lo, -la, -los, -las: Poderíamos comprá-los. O dever de casa, Carlos fê-lo com atenção.

Como explicar os pronomes?

Pronomes são palavras que acompanham os substantivos, podendo substituí-los (direta ou indiretamente), retomá-los ou se referir a eles. Alguns exemplos de tipos de pronome são: pessoais, possessivos, demonstrativos, interrogativos, relativos e indefinidos.